O Guia do Mochileiro das Galáxias, a trilogia de 5 que possui 6 livros

O Guia do Mochileiro das Galáxias, a trilogia de 5 que possui 6 livros

Autor de brilhantes ideias, Douglas Adams é o criador da aclamada trilogia de cinco livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Trilogia de cinco livros? Você escreveu errado, Hélio!

Não, não escrevi. É isso mesmo! Trilogia de cinco livros! Curioso para entender como uma trilogia pode possuir cinco livros?

Então lhe convido a ler todo o artigo onde falarei de todos os livros, incluindo o SEXTO livro da trilogia de cinco.

Livro 1 – O Guia do Mochileiro das Galáxias

Capa do primeiro livro da trilogia de cinco, O Guia do Mochileiro das Galáxias

Leitura obrigatória para todo nerd que se preze. Originalmente surgiu como um programa de rádio em 1978. Depois disso recebeu vários formatos como peça teatral, filme, série de TV, jogo de computador e a famosa trilogia de cinco.

Nesse primeiro livro, você conhecerá os personagens principais. Se divertirá também com as primeiras aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e seu amigo alienígena Ford Prefect.

O mundo está prestes a ser destruído por uma raça alienígena. A intenção é criar um atalho para que naves espaciais não precisem ficar se desviando da Terra.

Ford é um alienígena disfarçado entre os humanos como um ator desempregado. Na verdade, Ford está na Terra fazendo pesquisa de campo, pois escreve para o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Um dos livros mais famosos do universo, o Guia do Mochileiro das Galáxias trás todo o conhecimento necessário para que mochileiros possam viajar pelas galáxias. Seu sucesso se deve ao fato de ser ligeiramente mais barato que a grande Enciclopédia Galática e por trazer escrito em sua capa com letras amigáveis e garrafais, a frase NÃO ENTRE EM PÂNICO. Ao ler o Guia, tenha em mente que se ler algo que não coincide com a realidade, a realidade sempre estará errada.

Instantes antes da Terra ser destruída, Ford pega carona em uma das naves espaciais. Ford carrega seu único amigo, Arthur Dent, ainda de pijama.

Arthur descobre que um mochileiro nunca deve sair de casa sem sua toalha. Ela possui infinitas utilidades, a maioria pode até salvar a sua vida. Ah! E você ainda pode utilizá-la para se enxugar também, se assim desejar.

Graças ao sarcasmo de Adams e o sucesso de sua obra, o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio) também é conhecido pelos fãs como o Dia da Toalha.

Outros personagens importantes do livro:

  • Trillian é uma terráquea que já estava viajando pelo espaço há um tempo. A bordo da nave Coração de Ouro, ela nem sabe que a Terra foi destruída.
  • Zaphod Beeblebrox, um alienígena de duas cabeças, que se torna Presidente da Galáxia, mesmo sendo totalmente incapaz. É semi-primo de Ford (porque tem três das mesmas mães).
  • Marvin, um robô depressivo, que acha a vida um tédio. Na minha opinião pessoal, é o personagem mais engraçado de todos.

Você sabia que a Terra foi encomendada e construída? Quem a encomendou e para qual finalidade? Qual o sentido da vida, do universo e tudo mais? Qual o ser mais inteligente da Terra? O homem? Será mesmo? Leia esse magnífico livro e responda a essas e outras questões.

Nesse momento o interfone da nave soou.
– Ô terráqueo! Está com fome, garoto? – Era a voz de Zaphod.
– É, seria legal comer alguma coisa – disse Arthur.
– Então se segure – disse Zaphod – que a gente vai dar uma paradinha no Restaurante no Fim do Universo.

Livro 2 – O Restaurante no Fim do Universo

O Restaurante no fim do universo, segundo livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias

Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.

Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.

O que acha de fazer uma viagem no tempo? Melhor ainda, comer uma boa refeição enquanto assiste ao fim do universo?

Pessoas do universo inteiro viajam no tempo para ir a esse restaurante. Aberto apenas no fim do universo, você pode viajar no tempo quantas vezes quiser, entretanto não corre o risco de se encontrar consigo mesmo no restaurante. O único problema da viagem do tempo é você acabar se tornando pai ou mãe de si mesmo, porém para uma família de mente aberta, isso não é um problema.

O legal desse restaurante é que você pode chegar e sentar em qualquer mesa sem fazer reserva previamente. Afinal, você poderá fazer a reserva posteriormente em seu próprio tempo que é antes do fim do universo, não é mesmo?

Imagine-se sentando à mesa tomando uma Dinamite Pangaláctica, a melhor bebida alcoólica do universo. Esperando o fim do universo enquanto aprecia uma boa música ao vivo. Nesse exato momento, uma vaca se aproxima de sua mesa e pergunta qual parte dela você deseja comer. Ainda por cima te dá dicas de suas melhores partes e como você deve pedir (assada, ensopada, cozida, etc). Detalhe: Ela ainda lhe promete que vai se matar com bastante humanidade.

Zaphod ganha certa relevância nesse livro. Ele tem uma parte de seu cérebro bloqueada e essa parte lhe dá ordens. Ele começa a fazer coisas por impulso, sem saber o motivo. Leia o livro e descubra quem fez isso e porquê. Você vai se surpreender!

Livro 3 – A Vida, o Universo e Tudo Mais

Capa A Vida, O Universo e Tudo Mais - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Originalmente escrito para ser um capítulo da aclamada série de ficção científica Doctor Who (sou muito fã dessa série). Foi recusado pela BBC, porém Douglas Adams resolveu adaptar para ser continuação das aventuras de Arthur Dent.

Arthur Dent fica preso na Terra pré-histórica, vivendo em uma caverna. Após 5 anos sem conversar com ninguém, exceto uma única vez com Wowbagger (um alienígena imortal que resolve passar sua eternidade insultando todos os seres do universo em ordem alfabética), Arthur decide enlouquecer.

É nesse exato momento que aparece Ford Prefect que estava em situação semelhante. Juntos conseguem escapar por uma corrente espaço-tempo sentados em um sofá.

Arthur e Ford vão parar na Terra alguns dias antes da mesma ser destruída. Encontram-se dentro de uma partida violenta de críquete, onde alienígenas do planeta Krikkit destruíram tudo à sua volta. Esses alienígenas não suportam o fato de existir algo mais no universo que não seja o seu próprio planeta. Estão dispostos a destruir tudo no universo que não são de Krikkit.

Arthur e Ford descobrem uma nave protegida pelo fabuloso POP – Problema de Outra Pessoa. Eles reencontram Slartibartfast, o construtor de planetas (o mesmo que construiu a Terra no primeiro livro). Slartibartfast os convida para uma missão simples: Salvar o universo!

Como era de se esperar, a tarefa não é tão simples assim e muita coisa dá errada.

Muitas pessoas desistem do Guia do Mochileiro das Galáxias já no primeiro livro. Isso porque existem algumas partes “chatas” de se ler no livro. No segundo livro, as coisas se amenizam. Já nesse terceiro livro, isso nem acontece. Uma história onde Adams critica cruelmente, porém de forma hilariante, as guerras raciais.

Livro 4 – Até mais, e obrigado pelos peixes!

Até mais, e obrigado pelos peixes - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Simplesmente um livro totalmente diferente dos demais da série. A história acontece quase que completamente na Terra e com Arthur Dent. Alguns personagens da trama são apenas citados nesse livro. Ford tem uma participação muito pequena e nos despedimos de um dos nossos queridos personagens.

Arthur está de volta à Terra e nada parece ter mudado. A Terra não foi destruída, as pessoas apenas acreditam que a invasão alienígena foi alucinação em massa planejada pela CIA. Parece que Arthur passou meses fora da Terra e não anos intergalácticos. Seus amigos não estranham a sua ausência durante todos esses “meses”.

Arthur acaba pegando carona com um cara chamado Russell e no banco de trás está deitada sua irmã, Fenny. Ele afirma que Fenny não conseguiu se recuperar da medicação espalhada pela CIA para sua alucinação em massa. No primeiro livro, Adams comenta que uma garota descobriu o porquê de as pessoas serem infelizes, entretanto a Terra foi destruída antes que ela pudesse contar à alguém. Pois bem, essa garota é a Fenchurch (ou Fenny, apelido que ela odeia).

Apenas Arthur e Fenchurch percebem que tudo está normal, mas que há algo errado. Juntos procuram uma resposta para a demolição e o ressurgimento da Terra. O livro quase que em sua totalidade conta o envolvimento desses dois personagens em forma de uma comédia romântica. Quando Arthur está finalmente se sentindo feliz pela primeira vez na vida, o destino vem e prega uma surpresa nele. Não! Não é de Arthur Dent que nos despedimos! Leia o livro e descubra à quem me refiro.

Um personagem secundário que me chamou a atenção foi o caminhoneiro Rob McKenna. Ele vive sempre mal-humorado, pois nunca pára de chover à sua volta. Na verdade ele é o deus da chuva e nem tem noção disso.

Livro 5 – Praticamente Inofensiva

Praticamente inofensiva - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Livro controverso, pois alguns fãs não o consideram como parte da série. Parte disso devido à um período de 13 anos entre o livro anterior e esse. Outros afirmam que parece que Adams foi obrigado a escrever esse livro. Considerado por muitos como o pior livro da série. Saiba de antemão que o pior de Adams é muito melhor que o melhor de muitos outros autores.

Arthur vai parar em um planeta onde acaba virando o “fazedor de sanduíches” local, usando carne de Bestas Completamente Normais para tal. Sua nova vida pacata é interrompida quando Trillian aparece e deixa com ele sua filha Random, que também é filha dele. Como assim? Arthur nunca se relacionou com Trillian. Por ironia do destino, Arthur vendeu seu sêmen para comprar uma passagem de primeira classe em uma de suas viagens e por coincidência (ou não) o mesmo foi usado em Trillian.

Random é uma típica “aborrecente” que vive tirando a paz de Arthur. Por fim, Random vem parar na Terra escondida de Arthur.

Arthur e Ford vão atrás de Random, mas antes de encontrá-la acabam parando em um bar no meio do nada. E adivinhem quem está fazendo um show nesse bar? Ninguém menos que Elvis Presley que não morreu, apenas saiu para passear em sua nave rosa. Ao chegarem na Terra, descobrem que Random está com Trillian.

Na trama também aparecem duas Trillians e após um tempo de leitura você consegue entender o porquê.

Enfim, esse foi o último livro da trilogia de cinco escrita por Douglas Adams e assim dando um desfecho deprimente para nossos queridos protagonistas.

Como assim último livro escrito por Douglas Adams, Hélio? Você disse que a trilogia de cinco tinha um sexto livro.

E tem mesmo, entretanto o mesmo não foi escrito por Douglas Adams. Vamos conhecê-lo?

Livro 6 – E tem outra coisa…

E tem outra coisa... - O Guia do Mochileiro das Galáxias

Como prometido, o SEXTO livro da trilogia de cinco!

Escrito por Eoin Colfer, após a morte de Douglas Adams, é uma continuação digna das aventuras dos nossos queridos anti-heróis. Colfer mistura os personagens com o deuses da mitologia nórdica e, como era de se esperar, gera muita confusão.

Colfer, autor da série Artemis Fowl, consegue captar a ironia e sagacidade de Adams, apesar de muitos fãs da série não terem gostado de sua continuação da história. Acredito que ao ler o livro, muitos se questionam como Adams teria escrito e isso atrapalha um pouco a diversão que o mesmo pode nos proporcionar.

Vale destacar que para ler esse livro, você precisa antes ler os outros 5 livros da série antes. Há muitas referências aos personagens e situações criadas por Adams nesse livro.

Trama do livro

Arthur finalmente encontra a paz, vivendo sozinho em uma praia de um planeta qualquer. Ford aproveita a vida, passando noites incríveis em hotéis luxuosos com mulheres de todos os tipos e, claro, muita Dinamite Pangaláctica. Trillian deu tudo por seu trabalho como repórter, incluindo partes de seu corpo. Random tornou-se presidente da galáxia e casou-se. Tudo ia bem, mas nada dura para sempre nessa série!

Ao entrevista sua própria filha, Trillian discute com ela por conta de seu casamento. Tudo se desfaz ao redor dos personagens e eles descobrem que tudo foi uma ilusão provocada pelo Guia dos Mochileiros da Galáxias II (nova edição do Guia). Eles estão de volta à Terra pouco antes da mesma ser destruída… de novo!

Eis que aparece Zaphod com a Coração de Ouro para ajudá-los (será que é isso mesmo?), entretanto o Gerador de Improbabilidade Infinita precisa fazer os devidos cálculos para saírem da Terra. Quando estão prestes a morrer (novamente), aparece Wowbagger, o alienígena que insulta as pessoas. No início, ele recusa-se a salvá-los, mas depois de chamar Zaphod de “bundão”, Zaphod promete matá-lo. O que Wowbagger mais quer é morrer, pois a vida perdeu o sentido para ele, entretanto ele é imortal, lembra disso?

Juntos entram na nave de Wowbagger e vão à procura de Thor, o deus do trovão, agora apenas um ator desempregado. A esperança é que Thor possa matá-lo usando a Mjölnir. Você acha que isso vai dar certo? Vale muito à pena ler o livro e tirar suas próprias conclusões.

Não entre em pânico!

Adams conseguiu criar uma ficção científica irônica que encanta gerações há décadas. Com seus personagens inesquecíveis em situações “impensáveis”, ele nos faz rir ao mesmo tempo que critica a burocracia, os políticos, a “alta cultura” e várias instituições atuais. Inteligentemente, o Guia nos faz refletir sobre o sentido da vida, ao mesmo tempo que nos faz dar boas gargalhadas.

O que escrevi nesse artigo é apenas uma pequena parte das loucas aventuras dos protagonistas, pois tentei evitar colocar spoilers nesse artigo. Há muito, mas muito mais nos livros, o que justifica uma boa lida nos mesmos. Já surpreendi meus familiares com gargalhadas do nada enquanto lia esses livros.

Obrigado por ler meu artigo até aqui! Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e nas redes sociais. Basta escolher uma ou mais das redes sociais e clicar em seu ícone. Isso me ajuda muito a continuar o trabalho de encantar pessoas com histórias épicas e além disso ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.