Você sempre ouviu que xadrez é um jogo apenas para nerds e intelectuais? Você realmente acredita nisso?
Se ainda não sabe jogar, saiba que está perdendo horas de prazer com um jogo simples e divertido que qualquer pessoa pode jogar e aprender facilmente.
É um mito afirmar que o xadrez é um jogo difícil e que poucas pessoas conseguem aprender. É possível aprender se dedicando muito pouco tempo. Obviamente você não virará um jogador profissional nesse mesmo tempo, mas o objetivo aqui é a diversão e isso você conseguirá!
E aí? Disposto a aprender?
Então leia esse artigo até o final e conheça suas regras básicas.
O tabuleiro de xadrez
O xadrez é um jogo para duas pessoas que utiliza um tabuleiro quadriculado comum, o mesmo utilizado no jogo de Damas. O que muda são as peças e seus movimentos.
São apenas 6 tipos de peças, vamos conhecê-las?
1 – O Rei
É simplesmente a peça mais importante do jogo!
O jogo baseasse em defender essa peça. O jogador que conseguir “comer” o rei do adversário ganha o jogo. Nota: O termo “comer” não é utilizado no jogo de xadrez e sim “capturar” ou “tomar”.
Ao fazer uma jogada em que coloque o rei do adversário em risco, se o adversário puder em sua próxima jogada “salvar” o seu rei, o jogador deverá dizer “- Xeque!”, se não for possível “salvar” o rei, o jogador deverá dizer “- Xeque-mate!” e o jogo termina com o mesmo vencendo independentemente de quantas e quais peças cada jogador ainda tiver no tabuleiro.
Um detalhe que é preciso saber sobre o rei é que não é permitido ao jogador colocar o próprio rei em “xeque” ou “xeque-mate”, mesmo que sem querer, caso isso ocorra, a jogada deve ser desfeita e o jogador deverá fazer outra jogada. Caso não seja possível fazer uma jogada sem colocar seu próprio rei em risco, o jogo é dado como empatado.
O rei se movimenta para qualquer direção apenas uma casa por jogada.
2 – Rainha
A rainha assume a posição de segunda peça mais importante do jogo.
Não, você não perderá o jogo se perder a sua rainha durante a partida. A rainha é a segunda peça mais importante por conta da sua flexibilidade de movimentos. Essa flexibilidade a torna a peça mais perigosa em ataques ao adversário.
Evite ao máximo perdê-la durante o jogo.
Similar ao rei, a rainha se movimenta para qualquer direção, porém quantas casas o jogador desejar.
Viu a quantidade de casas em que a rainha pode se posicionar? Por isso ela se torna tão importante para se utilizada em várias estratégias no jogo.
3 – Bispo
Se você joga ou já jogou “Damas”, você vai se sentir à vontade com essa peça.
No jogo de “Damas”, quando um jogador consegue atravessar uma peça pelo tabuleiro inteiro, essa peça comum vira uma “Dama” e assim a mesma poderá se movimentar em diagonal quantas casas o jogador desejar.
Pois bem, é isso que o bispo faz! E nem é preciso atravessar o tabuleiro todo para o bispo adquirir essa habilidade.
Mas saiba que ao contrário do jogo de damas, você não pode posicionar o bispo na maior diagonal do tabuleiro e ficar repetindo o movimento constante de ficar indo de uma ponta a outra do tabuleiro a cada jogada. No xadrez é proibido ficar mexendo com a mesma peça indo e voltando para as mesmas casas mais que 3 jogadas consecutivas. Isso evita aquelas partidas enjoadas que acontecem no jogo de damas quando um jogador resolve “apelar” e não muda seus movimentos a cada partida.
Além disso, se as todas as peças se posicionarem nas mesmas casas 3 vezes durante a partida, o jogo é dado como empatado. Mas não se preocupe com esse detalhe, a repetição de posicionamento das peças no tabuleiro só é controlado em torneios, em partidas normais não é usual devido a complexidade do controle.
4 – Torre
A torre é uma peça que possui movimentos semelhantes ao do bispo.
A diferença entre a torre e o bispo é que o bispo se movimenta sempre em diagonal e a torre se movimenta em vertical e horizontal quantas casas o jogador desejar.
Nesse ponto, você já deve ter percebido que a rainha na verdade é a união entre um bispo e uma torre, uma vez que a mesma se movimenta em qualquer direção.
5 – Cavalo
O cavalo é a peça que tem o movimento mais peculiar de todas. É a única peça que não se movimenta em linha reta para nenhuma direção.
Você está curioso em como uma peça pode se movimentar sem ser em linha reta no tabuleiro?
É simples! Ela se movimenta em forma de “L” (utilizando 4 casas). Difícil visualizar o movimento do cavalo? Não se preocupe, na imagem abaixo mostro as possíveis casas em que o cavalo pode se movimentar e ainda contorno o formato de “L” de vermelho e roxo em duas possíveis casas em que o cavalo pode se movimentar. Através dessa imagem é possível ver como é fácil movimentar o cavalo e como o mesmo pode ser interessante para ser utilizado em suas estratégias de jogo.
6 – Peão
O peão é a peça do jogo com o menor valor de importância. Ele possui movimento muito restrito e pode ser sacrificado em sua estratégia sem problema algum.
Seu movimento limita-se a andar apenas uma casa para frente com apenas 2 exceções:
- Na primeira jogada de cada peão, o jogador poderá optar por andar 2 casas com o mesmo desde que não haja uma peça na segunda casa obviamente;
- Todas peças de xadrez capturam as peças do adversário seguindo seu movimento normal. Já o peão é diferente, ele captura a peça adversária andando uma casa para frente, porém em diagonal.
Apesar do peão ser a peça de menor importância no jogo, ele possui uma característica que nenhuma outra peça possui. Lembra o que acontece no tabuleiro de damas quando uma peça atravessa o tabuleiro todo? Isso! Ela vira uma “dama”.
O peão faz algo semelhante. Caso o peão atravesse o tabuleiro todo, o jogador deverá promovê-lo à uma outra peça que não seja um rei. Nesse caso, o peão “vira” aquele tipo de peça e ganha todos os seus movimentos e características. Não confunda isso com recuperar peça do jogador já capturada pelo adversário. Mesmo que o jogador queira promover seu peão à uma peça sua que ainda esteja no jogo, a rainha, por exemplo, ele poderá fazê-lo. Nesse exemplo, o jogador terá 2 rainhas à sua disposição.
Na imagem abaixo mostro os movimentos que o peão pode fazer. A casa azul é o movimento normal de peão, andar 1 casa à frente. A casa verde é a possibilidade do jogador andar 2 casas à frente apenas no primeiro movimento de cada peão. As casas amarelas é a possibilidade do peão andar uma casa à frente em diagonal para capturar uma peça adversária.
Observações finais
No jogo de damas, o jogador “come” a peça do adversário saltando em diagonal por cima da mesma. Já no xadrez, o jogador “captura” a peça adversária quando uma de suas peças pode se movimentar para a casa onde está a peça adversária. Nesse caso, o jogador tira a peça adversária do tabuleiro e coloca a sua no lugar.
No xadrez também existe a regra de “peça tocada é peça jogada”, ou seja, quando o jogador toca uma peça em sua jogada, ele é obrigado a jogá-la. Somente existem duas situações que anulam essa regra:
- A peça tocada está presa e não tem como movimentá-la;
- Qualquer movimento que se faça com a pedra tocada, coloca o próprio rei em xeque. Como dito antes, é proibido no xadrez colocar seu próprio rei em xeque.
E aí? Gostou do artigo? Então não perca meu próximo artigo que fala sobre como posicionar as peças que você já conhece no tabuleiro e começar a jogar.
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Amei!! Agora aprendi. rsrsr
Vou ficar acompanhando!!
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Obrigado, Fabiane! No próximo artigo estarei explicando como posicionar as peças no tabuleiro e começar a jogar. A ideia é mostrar de uma maneira descomplicada como jogar xadrez e ter horas de pura diversão com esse jogo que é visto de maneira errônea como complicado.