A mitologia nórdica cresce cada vez mais na cultura pop.
O exemplo mais atual é a versão galáctica e chamativa da Marvel, com muitos gracejos e o ocasional alienígena feito de pedras. O que poucos sabem é que a cultura nórdica vai muito além disso e inspira diversas obras por aí. E por que não deveria? Guerreiros ferozes de um tempo há muito esquecido, com histórias épicas representando deuses, magia e monstros, parece sensacional. Aqui estão alguns exemplos:
Literatura
Vikings e deuses nórdicos têm milhares de histórias e poemas escritos sobre eles, muitos de mil anos atrás. Mas eles parecem surgir na literatura moderna também. Um dos exemplos mais famosos é o livro American Gods (Deuses Americanos no Brasil), de Neil Gaiman. Odin, Loki e muitos outros deuses aparecem na história e o livro foi transformado em uma série de TV para o canal FX.
Música
Muitas bandas gostam de pegar os temas associados aos nórdicos e colocá-los em suas letras ou em suas obras de arte, especialmente bandas de metal. Alguns dos melhores exemplos são bandas como The Sword, Amon Amarth e Doomsword. Um dos exemplos mais famosos de uma música com letras com mitologia nórdica é a Immigrant Song de Led Zepplin . (Lute contra a horda, cante e chore, Valhalla eu estou chegando!)
Filme / Televisão
O exemplo mais fácil é o popular programa de TV “Vikings”, o programa de televisão canadense exibido no canal History.
Além disso, os filmes de grande sucesso da Marvel, como Thor, Thor: O Mundo Sombrio e Thor: Ragnarok lidam com os personagens cômicos mais populares que são baseados em suas contrapartes mitológicas.
Entretanto a mitologia vikings e nórdica também é referenciada em programas populares de TV e filmes como: Stargate SG-1, Doctor Who e, claro, Game of Thrones.
Animação
He-Man, o icônico desenho animado dos anos 80, inspira-se na mitologia nórdica. Com preceitos conhecidos, incluindo honrar seus mortos, armas mágicas e celebração de batalhas e vitórias.
Já o conto de fadas dos Irmãos Grimm “Branca de Neve e os Sete Anões”, adaptado popularmente pela Disney, foi inspirado em uma antiga história nórdica. A deusa Freyja foi ao encontro dos anões em busca de ajuda, assim como Branca de Neve.
Histórias em quadrinhos
Esse pode ser o exemplo mais simples, já que muitas histórias em quadrinhos foram feitas representando Vikings, mitologia nórdica e muito mais. O personagem de quadrinhos da Marvel Thor é diretamente arrancado das páginas da mitologia nórdica.
Jogos
A repaginação de God of War segue um caminho ligeiramente diferente, criando um mundo manchado de sangue e obscuramente disfuncional. Além disso, neste mais novo capítulo da série, nosso anti-herói Kratos estabeleceu-se no reino dos mitos e lendas nórdicas. Todos nós já ouvimos falar de Thor e Loki, mas God of War joga com áreas muito mais obscuras da mitologia nórdica. Eles usam muita licença criativa – e com razão, a literatura nórdica deixa muitas lacunas para preencher. Entretanto, mesmo assim vai saciar até mesmo o mais perspicaz dos nerds nórdicos.
Ficou faltando algum dos seus exemplos favoritos da mitologia nórdica na cultura pop? Deixe seu comentário falando sobre ele.