Mitologia Nórdica: Uma das maiores influências da cultura pop atualmente

Mitologia Nórdica: Uma das maiores influências da cultura pop atualmente

A mitologia nórdica cresce cada vez mais na cultura pop.

O exemplo mais atual é a versão galáctica e chamativa da Marvel, com muitos gracejos e o ocasional alienígena feito de pedras. O que poucos sabem é que a cultura nórdica vai muito além disso e inspira diversas obras por aí. E por que não deveria? Guerreiros ferozes de um tempo há muito esquecido, com histórias épicas representando deuses, magia e monstros, parece sensacional. Aqui estão alguns exemplos:

Literatura

Vikings e deuses nórdicos têm milhares de histórias e poemas escritos sobre eles, muitos de mil anos atrás. Mas eles parecem surgir na literatura moderna também. Um dos exemplos mais famosos é o livro American Gods (Deuses Americanos no Brasil), de Neil Gaiman. Odin, Loki e muitos outros deuses aparecem na história e o livro foi transformado em uma série de TV para o canal FX.

Deuses Americanos, livro de Neil Gaiman

Música

Muitas bandas gostam de pegar os temas associados aos nórdicos e colocá-los em suas letras ou em suas obras de arte, especialmente bandas de metal. Alguns dos melhores exemplos são bandas como The Sword, Amon Amarth e Doomsword. Um dos exemplos mais famosos de uma música com letras com mitologia nórdica é a Immigrant Song de Led Zepplin . (Lute contra a horda, cante e chore, Valhalla eu estou chegando!)

Filme / Televisão

O exemplo mais fácil é o popular programa de TV “Vikings”, o programa de televisão canadense exibido no canal History.

Além disso, os filmes de grande sucesso da Marvel, como Thor, Thor: O Mundo Sombrio e Thor: Ragnarok lidam com os personagens cômicos mais populares que são baseados em suas contrapartes mitológicas.

Entretanto a mitologia vikings e nórdica também é referenciada em programas populares de TV e filmes como: Stargate SG-1, Doctor Who e, claro, Game of Thrones.

Animação

He-Man, o icônico desenho animado dos anos 80, inspira-se na mitologia nórdica. Com preceitos conhecidos, incluindo honrar seus mortos, armas mágicas e celebração de batalhas e vitórias.

He-Man desenho animado

Já o conto de fadas dos Irmãos GrimmBranca de Neve e os Sete Anões”, adaptado popularmente pela Disney, foi inspirado em uma antiga história nórdica. A deusa Freyja foi ao encontro dos anões em busca de ajuda, assim como Branca de Neve.

Branca de Neve e os Sete Anões - Irmãos Grimm

Histórias em quadrinhos

Esse pode ser o exemplo mais simples, já que muitas histórias em quadrinhos foram feitas representando Vikings, mitologia nórdica e muito mais. O personagem de quadrinhos da Marvel Thor é diretamente arrancado das páginas da mitologia nórdica.

Thor Marvel Quadrinhos

Jogos

A repaginação de God of War segue um caminho ligeiramente diferente, criando um mundo manchado de sangue e obscuramente disfuncional. Além disso, neste mais novo capítulo da série, nosso anti-herói Kratos estabeleceu-se no reino dos mitos e lendas nórdicas. Todos nós já ouvimos falar de Thor e Loki, mas God of War joga com áreas muito mais obscuras da mitologia nórdica. Eles usam muita licença criativa – e com razão, a literatura nórdica deixa muitas lacunas para preencher. Entretanto, mesmo assim vai saciar até mesmo o mais perspicaz dos nerds nórdicos.

Jogo God of War

Ficou faltando algum dos seus exemplos favoritos da mitologia nórdica na cultura pop? Deixe seu comentário falando sobre ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.