Quem viver, lerá!

O blog que é um livro aberto!

Olá, me chamo Hélio França, sou o criador do blog e gostaria de saber se alguma vez você já se fez alguma dessas perguntas:

  • Como faço para escrever um bom livro independentemente do tema escolhido?
  • Será que consigo criar um personagem cativante?
  • Como criar um mundo imaginário para minhas histórias?
  • Onde buscar inspirações para minha história?

Ou ainda perguntas do tipo:

  • Que tédio! Gostaria de ler um livro, mas como achar um que seja interessante?
  • Será que o livro que aquele rapaz me indicou é bom mesmo?

Enfim, se você tem alguma dúvida sobre como escrever seu livro, qual livro ler, onde encontrar inspirações para suas histórias…

… Você está no lugar CERTO!

Entenda como o blog poderá lhe ajudar

Livros não mudam o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
Livros só mudam as pessoas.

Gosta de ler livros ou gostaria de escrever seu próprio livro?

Esse blog foi criado principalmente para dar dicas para que você possa encontrar um bom livro ou quem sabe escrever um bom livro!

Quero ler

Nessa sessão, você encontrará vários artigos que possuem dicas de bons livros para se ler. Esses artigos fazem um verdadeiro raio-x do livro para você, lhe indicando o que é bom e o que é ruim no livro.

Não entre em pânico!

Não terá nenhum spoiler de surpresa. Os artigos que apresentam spoilers sempre avisam sobre o mesmo e lhe dão a opção de ler o spoiler ou não.

Quero contar

Possui vários artigos com preciosas dicas para escrever seu livro independentemente do tema e gênero do seu livro.

Aprenda conceitos de como montar um enredo memorável, personagens cativantes, criar e descrever o mundo imaginário da sua história ou quem sabe adaptar o mundo real para a mesma.

Dicas de ferramentas e aplicativos para lhe ajudar em sua produção é o que não vão faltar. Aprenda a organizar suas ideias, fazer um mapa para sua história, “prender” seu leitor na trama, entre outros.

Quero saber

Procurando inspiração para a sua história? Então não deixe de visitar essa sessão.

Aqui você encontrará vários artigos falando dos mais variados temas para inspirar suas histórias.

Como autor de fantasia, estarei colocando vários textos sobre dragões, magia, guerras medievais, entre outros. Porém não me limitarei apenas ao mundo da fantasia.

Você com certeza já reparou que o site é meio (meio não, completamente) nerd, mas não se engane! As dicas de escrita vão além disso! Você pode estar escrevendo um romance, um conto de terror, uma história infantil ou até mesmo um conto erótico que as dicas irão lhe ajudar com certeza.

Você é um nerd ou geek? Ou se interessa pela cultura pop?

Ninguém decide ser nerd.
A Vida Nerd é que escolhe você!

Para você que gosta ou quer conhecer o Mundo Nerd que é popularmente chamado de cultura pop (não sei porque, sem necessidade isso), você encontrará várias indicações de livros nerds na sessão “Quero ler“.

Quero ser nerd

O foco principal do blog é ajudar pessoas a contarem e ter acesso à histórias épicas, porém resolvi criar uma sessão “secreta” ensinando tudo que um nerd deve saber.

Como assim sessão “secreta”?

Para não “poluir” o blog com artigos que não interessem à pessoas que apenas querem saber de livros, criei a sessão “Quero ser nerd” com artigos ocultos na tela inicial do blog.

Nessa sessão, você encontrará várias dicas sobre como fazer determinadas coisas, como por exemplo, jogar xadrez ou montar vários tipos de cubo-mágico (isso mesmo, você leu certo, VÁRIOS TIPOS. Existem vários tipos de cubos e de diferentes formatos, cada um com seus próprios algoritmos).

Nessa sessão, você também aprenderá dicas que você poderá utilizar no seu dia-a-dia, como por exemplo, abrir a tampa apertada de um vidro usando apenas ciências e não a força bruta.

Coloque suas ideias no papel

Existem várias pessoas com excelentes idéias de livros, mas não sabem como começar seu projeto. Algumas dessas pessoas levam uma vida frustrada trabalhando em algo que nem gostam.

A ideia principal do blog é ajudar pessoas a colocarem suas ideias criativas no papel, além de divulgar a minha paixão pelo Mundo Nerd.

Mas espera um pouco! Colocar as ideias criativas no papel? Você quis dizer: Retirar do papel, não é?

Não! Literalmente, colocar no papel mesmo! Minhas dicas é para você transformar suas ideias em seu precioso livro.

Eu acredito que cada pessoa possui uma habilidade única, sem exceções. E se cada pessoa compartilhasse sua habilidade com o mundo, ele seria muito melhor.

Por que acho isso? Porque ninguém consegue ser o melhor em todas as áreas do conhecimento humano. Cada pessoa se aprimora em sua habilidade única, seja ela qual for, se tornando cada vez melhor nessa habilidade, podendo compartilhar suas experiências com quem trilha um caminho parecido.

Um escritor é um profissional que pode compartilhar diversas experiências com o mundo, não apenas como escrever bem.

Você deseja compartilhar sua habilidade única através de um livro?

Então coloque seu e-mail abaixo (é grátis) e você receberá nossas dicas preciosas para colocar suas ideias no papel.

Coloque suas ideias no papel!

Não se preocupe, respeitamos a sua privacidade. Odiamos spans!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

Um pouco sobre mim

É um pássaro? É um avião? Não! É o Hélio França!

Hélio França, escritor de fantasia

Nasci no interior do estado do Rio de Janeiro, desde cedo comecei a me interessar por tecnologia e elementos da Cultura Pop.

Na adolescência, adquiri o hábito da leitura, aproveitando meu tempo livre frequentando a biblioteca da escola onde estudava, lia meus livros preferidos e escrevia minhas histórias e poesias.

Sonhava em ser escritor, porém considerava um sonho fora da minha realidade.

Nessa época não tinha dinheiro nem para comprar meus livros. Os livros que lia eram emprestados ou de alguma biblioteca pública.

Atualmente, coleciono livros e possuo vários exemplares em minha pequena biblioteca.

Anos se passaram desde que desisti de ser escritor e meu sonho ficou esquecido.

Amante de tecnologias, me formei em computação e junto com amigos, fundamos uma empresa que desenvolve softwares para automação comercial.

Apesar de gostar muito de programar e até mesmo ser bom nisso, vivia uma vida frustrada, pois era o que aprendi a fazer e não o que queria fazer de fato.

Encontro com o mentor

Certo dia, meu mentor me desafiou a fazer um exercício no qual eu deveria encontrar o meu propósito de vida. Deveria encontrar a minha real essência.

Andei pela minha casa observando meus objetos, procurando essa tal essência. E o que vi? Um sabre-de-luz, action figures, cubos-mágicos, vários outros objetos nerds e muitos, mas muitos livros.

No vídeo abaixo, sou entrevistado por meu mentor Rodrigo Mourão no evento Extreme Experience e conto qual o meu propósito de vida.

Foi nesse momento que a minha ficha caiu! Relembrei o meu antigo sonho e decidi reacendê-lo. Já estava mais que decidido: eu iria escrever uma épica história de fantasia! Não uma história qualquer, mas uma história que pudesse encantar milhares de pessoas.

Sentei em meu computador e criei um mapa mental onde minha história começou a tomar o formato de um livro. Todos os dias, mexo nesse mapa e minha história deixou ser um livro para se tornar uma coleção.

Muitas foram as dificuldades encontradas: Como criar as regras do meu mundo fictício, como desenhar um mapa, como criar protagonistas cativantes e vilões odiosos, entre outros desafios.

Foi então que percebi que essas dificuldades com as quais estava convivendo e superando, outras pessoas também deveriam ter. Portanto deveria ajudá-las ensinando o caminho a seguir. Muitas dessas pessoas deveriam inclusive viver uma vida frustrante igual a que eu vivia.

E assim decidi criar esse blog para ajudar essas pessoas, mas não queria um blog chato apenas com dicas de escrita. Portanto decidi escrever também sobre a minha grande paixão que é a Cultura Pop, que por sua vez, é fonte de inspiração de várias boas histórias.

Eu acredito que você também pode “colocar suas ideias no papel”, ou seja, você pode escrever seu próprio livro.

A Jornada do Sucesso

Seu futuro depende de muitas coisas, mas principalmente de você

Nada é mais importante e gratificante do que conseguir realizar seus objetivos e realizar seus sonhos.

Além da satisfação pessoal de escrever seu tão sonhado livro, é possível até conseguir publicá-lo e, quem sabe, viver da sua renda e de futuros livros.

Imagine-se trabalhando sem chefes, sem escritórios, sem lugar fixo, sem despertador e sem trânsito.

Sim! Isso não só é possível como também é extremamente gratificante!

A melhor liberdade é quando você se livra daquilo que te faz mal.

Experimente escrever seu livro. O caminho é árduo, mas quanto maior o desafio, maior é a recompensa.

Até mais, e obrigado pelos peixes!